Consiste em um amolecimento da cartilagem, que pode evoluir para sua total destruição. Uma lesão muito comum aos praticantes de corrida é a condromalacia patelar, que faz parte da lista de doenças de sobrecarga do joelho causadas por movimentos cíclicos repetitivos. Ela consiste em um amolecimento da cartilagem, que pode evoluir para sua total destruição.

Isso ocorre porque a cartilagem articular possui potencial de cicatrização muito limitado, já que possui pouquíssimas células e não possui vasos sanguíneos e terminações nervosas.

E, geral, solução para essa lesão é o fortalecimento da musculatura da coxa e do quadril. Porém, para aquelas pessoas em que o tratamento surte os resultados esperados, mas, ainda assim, o tratamento cirúrgico ainda não se enquadra, há a opção de realizar uma infiltração com acido hialurônico, conhecida no meio médico como viscossuplementação.

O procedimento é feito em consultório por um médico especialista em joelho. É importante ter em mente que, em se tratando de condromalacia, trata-se de uma ferramenta para alívio da dor e melhora da função, servindo apenas para “acelerar” o processo de reabilitação.

Existem diversas marcas e concentrações do produto por centímetro cúbico. A indicação dependerá sempre da experiência do médico e do tempo em que se espera a ação do produto.

You might also like

Colágeno tipo I e II: Qual o indicado para as articulações?
Read more
Pedale sem dores no joelho
Read more
O que fazer quando não se tem mais cartilagem no joelho?
Read more
Entendendo a osteoartrite
Read more

0 comentários

Responder