O colágeno é conhecido por ser uma proteína abundante no corpo de mamíferos, presente nos músculos, ossos, cartilagens, unhas e cabelos.

Ele é responsável por proporcionar ao corpo características como elasticidade e firmeza. O que muitos não sabem é que existem diferentes tipos de colágeno. Vamos entender melhor as diferenças entre eles, e seus principais benefícios:

Tipo I: é o mais abundante no corpo, formando feixes e fibras que estruturam os órgãos. Está presente em cartilagens fibrosas, ossos, ligamentos, peles e tendões. Ele pode ser reposto através da ingestão de alimentos como carnes, ovos e legumes.

Tipo II: encontrado em menor quantidade no corpo, está presente nos olhos e nas cartilagens, funcionando como um controlador da quantidade de água existente nas células. Sua reposição é indicada a pessoas que sofrem com desgaste dessas regiões, como esportistas, por exemplo, ou pessoas que sofreram algum tipo de lesão ou apresentam degeneração nas cartilagens.

Desnaturado: o colágeno desnaturado é aquele que sofreu processos químicos reversíveis e teve sua forma tridimensional quebrada, sem que ele perdesse suas estruturas primárias. É encontrado em alimentos como a gelatina.

Hidrolisado: o colágeno hidrolisado é o tipo que passou por um processo químico que o quebrou em partículas menores, o que facilita sua absorção pelo corpo. O processo ao qual o colágeno passa, chamado hidrólise, é químico e enzimático.

You might also like

Exercícios que ajudam na flexibilidade
Read more
Corrida de rua ou esteira?
Read more
Dicas para ter uma boa postura corporal em home office
Read more
Esteira: dicas para se divertir durante o exercício
Read more

0 comentários

Responder