Com a pandemia, um dos setores mais impactados foi o das academias e centros de treinamento. Muitas pessoas se viram sem alternativa senão interromper a prática de se exercitar, afetando não só o condicionamento físico, mas quebrando o ritmo de treinos em que estava habituado.

Para aqueles que estão planejando retomar os treinos, é importante seguir algumas orientações e cuidados para garantir a volta com mais segurança e evitar lesões. É importante ter em mente que, apesar da empolgação em voltar a treinar, seu corpo precisa de um período de adaptação. Respeite o limite do seu corpo, mesmo que ele seja menor do que antes. Isso evita uma sobrecarga e uma lesão que vá te afastar ainda mais dos treinos.

Mantenha a rotina de aquecimento e alongamento antes de iniciar o treino. Muito tempo sem praticar atividades físicas causa a retração dos músculos e a perda da massa muscular. Enquanto o alongamento vai ajudar a reduzir a tensão dos músculos, ativar a circulação e liberar alguns movimentos, o aquecimento vai agir no aumento da temperatura muscular e no preparo do sistema cardiovascular e pulmonar para a atividade que vem logo em seguida.

E lembre-se: use a máscara sempre, mesmo quando estiver sozinho na academia do prédio, por exemplo. O esforço físico nos faz liberar mais gotículas que ficam espalhadas pelo ar e pelos equipamentos da sala, viabilizando a contaminação pelo vírus. Então, durante os exercícios, o cuidado deve ser mantido para que a saúde e segurança de todos esteja garantidas. Bom treino!

0 comentários

Responder