SABI é a síndrome do atrito da banda iliotibial, comum em corredores de rua, e é causa frequente de dores na região da lateral dos joelhos.

Esse é um problema desencadeado por esforço repetitivo e impulsionado por fatores biomecânicos individuais como as dismetrias (diferença de comprimento dos membros inferiores), pisadas excessivamente pronadas, que causam rotação interna da tíbia, genu varum, ou “joelhos de cowboys”, e encurtamento da fáscia lata (estrutura fibrosa que envolve a porção lateral da coxa). As fraquezas dos abdutores da coxa e dos glúteos médio e mínimo do quadril parecem também contribuir para o desenvolvimento da SABI.

É geralmente observada em atletas de alto rendimento ou por aqueles que ultrapassam os limites do corpo em seu treino. A principal queixa inicial em pacientes com SABI é dor difusa ao longo do aspecto lateral do joelho e com o tempo, a dor vai ficando mais concentrada. Os pacientes costumam observar que a dor é agravada durante treinos prolongados, durante “sprints” ou quando o indivíduo permanece sentado por longos períodos.

O tratamento da SABI requer modificação provisória da atividade física, alongamento e fortalecimento do membro afetado. O objetivo é minimizar o atrito da banda iliotibial sobre o côndilo femoral. A lesão é geralmente tratada com sucesso com uma abordagem conservadora.

You might also like

Dores no joelho? Você pode estar com Condropatia!
Read more
Pilates para dores no joelho
Read more
Dor atrás dos joelhos – Cãibra
Read more
Cisto de Baker – Saiba o que é e como tratar
Read more
Artrose: Tratamento através de células-tronco?
Read more

0 comentários

Responder