Além de ser uma proteína essencial para as células de renovação rápida, como do cabelo, pele, unhas e tendões, o colágeno é também importante para a saúde das articulações.

Ela ajuda na prevenção de doenças como a osteoartrite, fortalecendo as cartilagens e assim atenuando o atrito entre os ossos nas articulações, principalmente do quadril, mãos, ombros e joelhos.

A produção de fibras colágenas se dá naturalmente nas células das cartilagens a partir de peptídeos. Porém, a partir dos 30 anos de idade, essa produção se reduz aproximadamente em 1% ao ano, piorando no caso das mulheres durante menopausa, onde a redução chega a 30% nos primeiros 5 anos desse período.

É recomendada a ingestão de alimentos ricos no trio de aminoácidos essenciais que contribuem para a produção do colágeno. Exemplos desses alimentos são: carnes vermelhas e brancas, peixe, queijos e ovos.

A suplementação é a alternativa mais completa para sua reposição, principalmente quando se pratica esportes e há um desgaste ainda maior das articulações, podendo provocar dores, prejudicando o treino, e em alguns casos, provocar até danos irreversíveis.

You might also like

Dicas para ter uma boa postura corporal em home office
Read more
Suplementação alimentar pode ajudar na regeneração da cartilagem?
Read more
Mitos x Verdades sobre suplementos
Read more
Peeling para o rosto
Read more
Qual é a hora de suplementar o colágeno?
Read more

0 comentários

Responder