19_1080-x-608_colageno

Muitos mitos circulam na internet sobre o que é saudável ou não saudável na alimentação.

O ideal é sempre consultar um nutricionista ou profissional de saúde que avaliará qual a alimentação mais adequada para cada pessoa.

1 – Cozinhar alimentos reduz nutrientes: essa afirmação não é totalmente verdade. O calor afeta a concentração de fibras e algumas vitaminas em vegetais, mas o cozimento é necessário em alguns alimentos para que o nosso corpo consiga absorver determinadas substâncias, como o licopeno e o betacaroteno.

2 – Ovo faz o colesterol disparar: a gema do ovo possui grande quantidade de colesterol, mas, hoje, sabemos que só um terço do colesterol ingerido pela comida é, de fato, absorvido pelo organismo. Além disso, o alimento também tem proteínas que bloqueiam a chegada do colesterol ao sangue.

3 – Azeite faz mal se for aquecido: esse é um dos principais mitos. No entanto, para que o azeite se torne prejudicial à saúde, teria de ser submetido a um calor intenso e por um longo tempo, o que não acontece nas cozinhas caseiras. Mesmo assim, sabe-se que cerca de 20% dos antioxidantes do azeite se perdem durante o processo de fritura, mas isso não representa uma quantidade preocupante.

4 – Sal gourmet baixa a pressão: foi comprovado que a presença de sódio no sal gourmet é praticamente igual a de sua versão comum. Em excesso, o nutriente aumenta o risco de hipertensão. Porém, ele tem mais minerais, pois não passam pelo refinamento.

5 – Leite faz mal: alimento só não é recomendável para intolerantes à lactose ou que tenha algum tipo de transtorno ligado a sua proteína, mas, fora isso, é altamente indicado devido a sua riqueza em cálcio.

6 – Suco natural é aliado nas dietas: o suco feito 100% da fruta, sem adição de açúcar artificial concentra mais caloria do que as fibras das frutas. Porém, se for dentro de uma alimentação equilibrada, prescrita por um profissional, a bebida é saudável por oferecer vitaminas e minerais, porém deve ser consumido com moderação devido ao alto teor de açúcar (frutose).

You might also like

Nutrição comportamental
Read more
6 alimentos que deixam a pele mais firme
Read more
Cuidados com a alimentação nas festas de fim de ano
Read more
Alimentos ricos em cobre previnem dor nas articulações
Read more
Colágeno e os benefícios para os ossos
Read more

0 comentários

Responder