6_Tenflax_capa_setembro.png

As articulações são as conexões que existem entre os ossos, e compreendem estruturas complexas que incluem extremidades ósseas, cartilagem, membrana sinovial, ligamentos e tendões.

Dores nas articulações podem ser comuns e limitar os movimentos, sejam elas causadas por lesões ou doenças. De modo geral, uma dieta pobre e a genética podem fazer com que as cartilagens não suportarem os impactos que naturalmente acontecem no dia a dia. Porém, alguns alimentos podem ajudar a fortalecê-las:

Azeite de oliva: estudos mostraram que o azeite fornece níveis mais elevados de uma determinada proteína no fluido sinovial, que protege a cartilagem e serve como um lubrificante.

Iogurtes e leites fermentados: esses alimentos são ricos em lactobacilos e estudos sugerem que o fornecimento de probiótico pode ser uma terapia auxiliar adequada para os pacientes com artrite quanto ao alívio dos sintomas e melhora das citocinas inflamatórias, atuando na redução da dor, das reações inflamatórias e da degradação da cartilagem.

Laranjas: o efeito se deve aos bioflavonoides do citrino, que protegem o organismo contra a ação dos agentes oxidantes. Estes antioxidantes são conhecidos por dilatar os vasos sanguíneos e promover uma circulação saudável, bem como promover um efeito preventivo anti-inflamatório dentro do organismo.

Salmão: ótima fonte de gordura ômega-3, que segundo estudos, desencadeia uma série de reações que levam a uma menor inflamação das articulações, especialmente para as pessoas que sofrem de artrite. Também podemos utilizar sardinha, atum, linhaça e chia.

Cúrcuma: ou açafrão é rico em um potente antioxidante chamado curcumina que mostra atividade anti-inflamatória quando usado como remédio para a prevenção e para o tratamento de doenças crônicas, assim, pode diminuir a quantidade de compostos inflamatórios em células de cartilagem.

You might also like

Treinos exagerados e os riscos para as articulações
Read more
O que é osteoartrite?
Read more
Você conhece: Natação?
Read more
A importância da vitamina D para as articulações
Read more

0 comentários

Responder